O I COLÓQUIO SANTA MARIENSE DE BIBLIOTECAS ESCOLARES E DO ENSINO TÉCNICO é um projeto de extensão que tem por objetivo dar visibilidade às ações desenvolvidas nas bibliotecas de ensino técnico do SiB-UFSM, bem como promover o debate e a troca de informações entre as bibliotecas da rede pública e privada da cidade de Santa Maria. A intenção é envolver os diferentes públicos das bibliotecas escolares: alunos, professores e bibliotecários em ações que buscam dar visibilidade ao espaço das bibliotecas e preparar os grupos de interesse ao uso desse espaço. No período da tarde, os participantes poderão optar entre cinco opções de temáticas para participar das rodas de conversa.

• Alunos da UFSM, professores, acadêmicos de biblioteconomia e bibliotecários.

Certificados

Serão confeccionados os certificados de palestrante e ouvinte. Os certificados estarão disponíveis pelo link: https://portal.ufsm.br/certificados/mainMenu.html

Atenção: digitar o nome completo para acessar o certificado online.

08h30-09h00 Credenciamento
09h00-09h30 Abertura
09h30-10h00 Palestra: Tecnologia da biblioteconomia como instrumento de construção da cidadania
Bibliotecária Débora Jardim
16h00-16h40 Coffee Break
16h40-17h00 Encerramento

Palestrantes

Débora Jardim: Possui graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2002). Atualmente é Coordenadora de Bibliotecas da Rede de Escolas da Universidade Luterana do Brasil. É presidente do Conselho de Políticas Culturais do município de Guaíba-RS, representando o segmento Livro e Literatura. É escritora de livros infantis com ênfase em acessibilidade e inclusão. Atua na organização e assessoria do Programa de Leitura Fome de Ler (ULBRA). Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em Biblioteconomia e Ação Cultural, atuando principalmente nas áreas de biblioteca escolar, mediação de leitura, gestão de bibliotecas, assessoria técnica e motivação profissional.

Roberto Silva: Possui graduação em Relações Públicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2000) e graduação em Letras - Língua Portuguesa pela Universidade Federal de Santa Maria (2014). Atualmente é Professor do Governo do Estado do Rio Grande do Sul e coordena o núcleo de vídeo Terra Cambará.

De 10 de setembro até a hora do evento*, por meio do link abaixo:

*: Respeitando a lotação do local.

Mais informações