Portal do Governo Brasileiro

GaudérioBotz

A equipe de robótica GaudérioBotz foi fundada em 2011, no Colégio Técnico Industrial de Santa Maria (CTISM), sendo iniciativa dos alunos dos Cursos Técnicos de Eletrônica, de Mecânica e de Informática integrados ao Ensino Médio. O grupo em questão tem como objetivos principais: 1) a integração de alunos por meio de pesquisas na área de robótica; e 2) a aplicação, na prática, dos conteúdos teóricos aprendidos em sala de aula.

GaudérioBotz | Facebook


EcoCTISM

A equipe EcoCTISM tem por objetivo desenvolver tecnologias e compartilhar conhecimentos científicos, visando promover lideranças e trabalho em equipe no que diz respeito a pesquisas que envolvam soluções para o aumento da eficiência energética em protótipos automotores.

EcoCTISM | Facebook


Escritório de Projetos

É uma equipe que coordena a criação e a gestão ágil de projetos (de ensino, de pesquisa e de extensão), operando, continuamente, na promoção de suporte às funções de liderança e de treinamento de equipes sob a forma de workshops, de softwares e de metodologias padronizadas.

Escritório de Projetos | Página


Carancho Aerodesign

A Carancho Aerodesign é um projeto da UFSM que foi criado em 21 de junho de 2004, sendo composto por acadêmicos dos cursos de Engenharia da universidade supracitada. Esse projeto é coordenado pelo professor Gilmar Fernando Vogel (docente do CTISM) e conta com a ajuda de empresas apoiadoras e patrocinadoras, como, por exemplo, a Caixa Econômica Federal, o Centro de Tecnologia da UFSM, o CTISM e o Departamento de Engenharia Mecânica da UFSM.

Facebook


Bombaja UFSM

Bombaja é um projeto da UFSM que, com o objetivo de participar da competição Baja SAE, iniciou suas atividades no dia 4 de abril de 2003, tendo como fundador o professor do curso de Engenharia Mecânica da UFSM, Iberê Luiz Nodari. Atualmente, esse projeto é coordenado pelo professor Gilmar Fernando Vogel (docente do CTISM). Apesar do foco desse projeto ser a pesquisa em Engenharia Mecânica, outros cursos a completam. São eles: Engenharia da Produção, Engenharia Elétrica, Ciências da Computação, Engenharia da Computação, Administração e Relações Públicas; todos representados por alunos da UFSM.