Portal do Governo Brasileiro

O CTISM vai promover no seu auditório, na próxima quarta-feira (25), o Seminário Internacional Talian: Referência Cultural Brasileira. O evento tem o objetivo de valorizar e preservar o idioma talian, falado por descendentes de imigrantes do nordeste da Itália que chegaram ao Brasil no final do século XIX – entre eles os da Quarta Colônia.

Patrimônio histórico e cultural gaúcho e reconhecido pelo governo brasileiro como língua oficial de imigração, o talian surgiu a partir da língua vêneta, que predomina no Vêneto – a região italiana que tem Veneza como capital.

Os convidados do seminário são o italiano Alessandro Mocellin, diretor da Academia da Língua Vêneta e um dos maiores especialistas mundiais no idioma, e Darcy Loss Luzzatto, neto de imigrantes italianos e referência no estudo do talian. O evento vai lançar o projeto de extensão do CTISM Resgate Histórico-Linguístico-Cultural da Língua Talian na Quarta Colônia de Imigração Italiana do Estado do Rio Grande do Sul, registrado há poucas semanas.

O seminário terá dois momentos. Pela manhã, será voltado para alunos do CTISM e da UFSM e pesquisadores. Já pela tarde, o público será formado por autoridades, associações culturais, pesquisadores e servidores. As inscrições encerram no domingo (22) e estão disponíveis neste link

 

por Rossano Villagrán Dias